RSS

Crítica: Apollo 18 (DVD)

Esse fim de semana peguei para ver em DVD o filme "Apollo 18", gostaria de te-lo visto no cinema, porém não tive a oportunidade. Uma nota importante que eu estava a pensar ultimamente é, como tem sido rápida  a conversão dos filmes de cinema para DVD, antigamente levava em torno de um ano o processo, hoje em dia em questão de 2 ou 3 meses já os temos para ver em casa.


Enfim, se você gosta de filmes sobre teoria da conspiração e que o faça questionar algumas coisas que parecem óbvias, Apollo 18 é uma boa escolha para isso.


O filme segue o estilo de material encontrado e filmagens cedidas por empresas como, no caso, a Nasa e pelo governo americano, o que o torna ainda mais atrativo e instigante. A projeção explora a missão espacial Apollo 18, aparentemente cancelada na década de 1970 pela NASA. Ele nos revela que a missão realmente existiu e explica um dos motivos pela qual até hoje nenhuma potencia mundial ousou  pisar na Lua novamente.

O longa começa com o lançamento do foguete Apollo 18 à Lua para a montagem de um sistema de espionagem contra os russos. A tripulação tem apenas três astronautas e quatro dias para completar a missão. Mas ao chegarem ao destino, eles começam a experimentar estranhos eventos, que não tardam a passar de estática nos canais de comunicação a ocorrências cada vez mais sinistras.

Por se tratar de um filme que busca a realidade, não há tempo para uma boa composição dos personagens (todos desconhecidos, para aumentar a veracidade de quem olha como se fosse realmente uma filmagem real), apesar destes as vezes jogarem um pouco de história para ter um maior carisma com o público.
Como a idéia do filme é mostrar o que as câmeras daquela época estavam registrando, todo ele  é em tons frios e acinzentado, coberto de ruídos, com uma visão retrô, alterando entre formatos e dimensões de tela. Confesso que no começo do filme achei ruim e poluído esse formato de apresentação, mas no decorrer do tempo percebemos que são esses detalhes que tornam o filme mais atrativo.
Os efeitos especiais são simples porém agradáveis, até porque são pouco usados, caso contrário, seria óbvio aos olhos dos espectadores que não se tratavam de cenas reais, fato que o filme tenta passar o tempo todo.

Apesar de ser um filme que faça a gente pensar se realmente existiu alguma coisa do gênero, o filme não tem nada que se destaque ou o faça ser um grande lançamento do ano, em muitos momentos ele se torna repetitivo, parado e com alguns clichês clássicos de suspense, como os barulhos estranhos enquanto todos estão dormindo. É um bom filme para descontrair porém não passando muito disso.

Nota: 05 Duds* (Razoável)

Nota importante: Durante um comunicado de rotina da NASA, um de seus funcionários anunciou que, mesmo ajudando diversos filmes com imagens e estudos para criar veracidade em suas histórias, ele gostaria de deixar claro que Apollo 18 não era um documentário e não tinha nenhum contato com a Agência Espacial Norte America.

Curiosidade: O filme tem um site viral, quem quiser conferir é só clicar aqui.


*Total de 10 Duds

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário